Planejamento Estratégico
Planejar se refere ao ato de pensar e elaborar um plano para se chegar até o cenário desejado. A estratégia implica em identificar detalhadamente os recursos disponíveis, reconhecer possibilidades, antecipar tendências e estudar a concorrência, além de outras ações direcionadas ao seu objetivo.
O planejamento estratégico tem como objetivo definir uma direção para a empresa, sendo o processo de definição tão importante quanto o plano. É um momento de reflexão, discussão, interação, avaliação interna de forças e fraquezas, oportunidades do mercado, perfil da concorrência, elaboração de planos e definição de objetivos e metas.
Mas, não basta definir uma direção. A estratégia tem que ser traduzida em planos e projetos específicos. Em cada caso, é preciso definir:
-
Os objetivos a serem atingidos por cada estratégia, preferencialmente de forma quantitativa;
-
Como será atingido, quais a ações requeridas para atingir o objetivo;
-
Quais são os recursos necessários para implantar cada estratégia – humanos, financeiros, tecnológicos, etc;
-
Obstáculos a serem superados;
-
Responsabilidades e prazos – quem fará o que e quando;
-
Retorno esperado sobre o investimento.
Abaixo, um exemplo de etapas do planejando estratégico: